quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto é esperança para salvar ruínas da Babilônia da água

Projeto é esperança para salvar ruínas da Babilônia da água

Por John Noble Wildford
The New York Times
  • Imagem de 20.06.2009 mostra danos estruturais que  ameaçam ruínas da Babilônia, no Iraque

    Imagem de 20.06.2009 mostra danos estruturais que ameaçam ruínas da Babilônia, no Iraque

A ameaça mais imediata à preservação das ruínas da Babilônia, o local de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, é a água que inunda o chão e destrói o que restou de uma grande cidade da época do Rei Nabucodonosor II, onde hoje é o Iraque.

Essa também é uma das ameaças mais antigas. O próprio rei enfrentou problemas de água há 2.600 anos. A negligência, reconstruções sem cuidado e pilhagem em tempos de guerra também causaram problemas em épocas mais recentes, mas arqueólogos e especialistas em preservação de relíquias culturais dizem que nada substancial deve ser feito para corrigir isso até que o problema da água esteja sob controle.

Um estudo atual, conhecido como projeto Futuro da Babilônia, documenta os danos causados pela água, especialmente associados ao rio Eufrates e ao sistema de irrigação ali perto. O solo está saturado logo abaixo da superfície em locais do Portão de Ishtar e os Jardins Suspensos, há muito extintos, uma das sete maravilhas. Tijolos estão se esfarelando, templos estão em colapso. A Torre de Babel, reduzida a pedregulhos, está cercada de água estancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário