Desafios didáticos do Professor de História em sala de aula

O profissional da área de História, que após concluir a sua licenciatura, está teoricamente preparado para atuar em sala de aula e pôr em prática o conhecimento adquirido especifico desta ciência.
No entanto, a realidade da maioria destes profissionais é bem diferente, pois os seus conhecimentos de História indubitavelmente são de domínio destes, porém, percebe-se que, coloca-los em prática é um grande desafio, devido a inumeras barreiras que dificultam o trabalho desses profissionais, problemas que vão desde a falta de apoio por parte do poder público até problemas de ordem pessoal, mas, é interessante ressaltar os problemas relacionados a sua formação academica e a capacitação como a falta de conhecimentos didáticos.
Destarte, pergunta-se: Quais são os desafios didáticos do cotidiano em sala de aula do profissional de História ?
O tema em questão, trata sem dúvidas, de uma enorme importância e contribuição para os profissionais de História, principalmente aqueles que estão iniciando em sala de aula e aos que ministram aula há algum tempo e que embora novatos em sala de aula ou mesmo experientes, que todavia saia da universidade com um notável embasamento teórico da área, sai também alijado da prática docente, com o mínimo de conhecimento referente à didática, que são essenciais para a transposição do conhecimento histórico, ou mesmo de qualquer outra áreas de conhecimento, em sala de aula.
Desta forma, ao identificar as dificuldades destes profissionais, ou futuros profissionais, como: reconhecer as necessidades de uma formação continuada; aquisição de métodos adequados e atuais para a nova realidade dos alunos; a escolha dos conteúdos; elaboração de plano de aula; que tipos de recursos devem ser usados e como devem ser usados, possibilitaremos assim, um melhor aproveitamento por parte destes profissionais no desenvolvimento da sua prática docente de qualidade e com um continuo aperfeiçoamento, contribuindo para a melhoria do ensino no processo de aprendizagem do público discente.
Para isso, pergunta-se, quais os desafios didáticos do cotidiano em sala de aula do professor de História de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Que dificuldades, impedem que uma adequada transposição do saber seja realizada por esses profissionais.
É sabido que as dificuldades do professor vão depender muito de cada contexto ao qual esse profissional está inserido, embora os problemas sociais e econônicos relacionados ao ensino, possuem a mesma origem, assim pode-se de forma geral, relacionar vários fatores que contribuem para o fracasso do professor em sala de aula, dentre esses se destacam três, que devem ser considerados como uns dos principais desafios do educador a ser vencidos, mesmo que não dependa apenas do esforço individual destes.
O primeiro, trata da falta de investimento do poder público em recursos necessários para o processo de ensino e principalmente no aspecto da administração dos conteúdos. O professor fica limitado, sem condições de poder ministrar uma boa aula, sem recursos para uma aula adequada, ficando apenas a cargo da sua imaginação.
O segundo, está relacionada à falta de tempo do professor, impedindo uma melhor preparação das aulas, este na verdade, é uma conseqüência de um outro problema histórico na educação brasileira, que é, a indecente remuneração, obrigando o professor a ocupar todas as horas do dia em sala de aula, em busca de uma receita maior, faltando assim, tempo necessário para o planejamento das aulas, pesquisas, impossibilitando a melhoria da qualificação do professor.
O terceiro fator, é a ausência de uma formação adequada do professor, seguida da falta de reciclagem por meio de uma formação continuada, impedindo a aquisição de conhecimento necessário para a transposição do saber histórico em sala de aula. Este último, por sua vez, deixa o professor em desvantagem com relação à quantidade de informação trazida pelos alunos para sala de aula, criando um receio por parte deste profissional com relação a sua própria qualificação.

Obs. Este texte foi adapitado da introdução da monografia que tem como tema o título desta página.

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