quarta-feira, 31 de março de 2010

HÁ 50 ANOS, A BARRAGEM DO AÇUDE DE ORÓS, COM O AUMENTO DAS CHUVAS ARROMBOU E INUNDOU TODO O VALE DO JAGUARIBE , VEJAM AS FOTOS E OS FATOS HISTÓRICOS!

Açude Orós

Para os cearenses, o principal empreendimento que o ex-presidente Juscelino Kubitschek legou ao estado foi o açude Orós.
Ele providenciou a retomada da construção do açude em 1958, a qual havia sido interrompida desde 1922.
Em 1960, quando as obras ainda estavam em andamento, viveu a população ribeirinha do Rio Jaguaribe e de seus afluentes momentos dramáticos, quando por ocorrência de uma grande cheia o Rio Jaguaribe transbordou e provocou o arrombamento parcial do Açude Orós, desencadeando uma enchente capaz de inundar o Médio e o Baixo Jaguaribe.
A notícia logo se espalhou, e as cidades de: Russas, Aracati, Itaiçaba, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Icó e o distrito de Alto Santo, de nome Castanhão; foram evacuadas pos forças do exército.
Utilizou-se aí, à primeira vez helicópteros no Ceará.
Na luta de socorro as vítimas, estes, prestaram inestimáveis serviços ao povo, que insistia em não abandonar suas casas.
Sobre toda região soltaram panfletos, que anunciavam a catástrofe, tida como certa.
Estima-se que havia mais de dez mil pessoas completamente isoladas e sem grandes possibilidades de fuga, diante da aproximação rápida das águas enfurecidas do Rio Jaguaribe.
Os flagelados se amontoavam nos lugares mais altos, como Poço Comprido, São João do Jaguaribe, Ilha Grande, Quixeré e Tabuleiro Alto, em Russas.
Precisamente às 10 horas do dia 26 de março um terrível estrondo foi ouvido a grande distância. Ás águas armazenadas no gigantesco açude ultrapassaram o nível da barragem e invadiram toda extensão do Vale do Jaguaribe, destruindo o que encontrava pela frente, levando de roldão povoações, cultivos e criações deixando como rastro, a morte, a miséria e o desabrigo, que vitimaram mais de trezentas mil pessoas.
Obra da engenharia nacional, a Barragem Orós, suportou embora em fase de construção, a uma pressão de água em muitas vezes superior ao seu índice de segurança. Todavia, parte da obra teve de ser sacrificada a dinamite para evitar um mal maior que seria a sua distribuição total a um só tempo.
A barragem de Orós, que se mostrava como a redenção daquele solo ressequido foi parcialmente destruída. Mais uma vez o triste espetáculo dos retirantes famintos, repetia-se no sertão do Ceará.
No entanto, não fugiam da seca e sim das águas. Juscelino Kubitschek providenciou ajuda para flagelados e com o final da temporada chuvosa, autorizou o reinício dos trabalhos.
O que você vai ver nesta fotogaleria do ACERVO JOSÉ RASTELLI são imagens históricas do açude Orós, quando a parede da barragem rompeu e inundou várias cidades da região Jaguaribana. São fotos que jamais foram publicadas anteriormente.

Todas as fotos foram batidas no mês de abril de 1960 pelo 1º tenente fotógrafo José Rastelli. Fazem parte do material imagens exclusivas de uma visita do presidente JK ao Ceará, que veio ver os estragos causados pelo acidente.

CIDADE DE ARACATI ALAGADA
JAGUARUANA DEBAIXO D´AGUA
ITAIÇABA TB ALAGADA
TABULEIRO DO NORTE
LIMOEIRO DO NORTE

Assassinato de JK



São raros os momentos da História da humanidade em que se foi possível assistir um fato histórico tão marcante como esse.